how to create a website for free

Aquecimento Central

O aquecimento central é um sistema que nos permite aumentar a temperatura ambiente e baixar a humidade relativa do ar no interior de um espaço fechado, criando condições que permitam aos utilizadores sentirem-se confortáveis, mesmo em situações de baixas temperaturas exteriores.

Num clima considerado ameno como o nosso, desde finais de Outubro até Março ou Abril, é extremamente agradável possuir um sistema que nos permita manter uma temperatura de 20ºC no interior. Esta temperatura além do conforto proporcionado vai diminuir a desagradável sensação de humidade e evitar a formação de humidade e bolores.

Para que este sistema funcione é necessário um aparelho que aqueça a água (caldeira a gás, gasóleo, pellets, bomba de calor, etc.), uma tubagem de distribuição (resistente às temperaturas de utilização e não agressiva face aos restantes materiais da instalação), elementos emissores de calor (radiadores, toalheiros, chão radiante, parede radiante) e, de elevada importância para poupar energia, um sistema de controlo (Regulação programável, sonda exterior, termóstato ambiente ou termóstato programável).

  • Chão Radiante - O aquecimento de pavimento é feito por meio de circulação de água quente através de tubos de polietileno. Os tubos estão instalados no pavimento e formam uma rede que abrange todo o espaço. A água que circula está aquecida, transformando todo o chão num emissor de baixa temperatura; o conforto é mantido através do aquecimento por radiação.
O sistema está concebido para funcionar a um nível mais controlado e normalmente mais constante do que outros métodos de aquecimento, baixando à noite para um estado de não-emissão de calor, mas mantendo sempre algum calor no chão. Este sistema de chão radiante oferece conforto, segurança, economia e liberdade de design.

Dos mais importantes indicadores de qualidade do chão radiante salientamos: a quantidade e comprimento dos tubos instalados, a densidade e grossura da placa de isolamento e o sistema de regulação (quantidade de termostatos, circuladores, etc.)

  • Caldeira - Um dos factores mais importantes num sistema de Aquecimento Central é a caldeira. É aqui que se fabrica o calor que vai ser transportado para todas as divisões a aquecer.
Existem no mercado diversos tipos de caldeiras que poderão ter como fonte de energia o Gás (natural ou propano), o Gasóleo, a Electricidade, Pellets, etc. Actualmente as caldeiras a gás ou a gasóleo são as mais utilizadas. No interior de cada caldeira existe uma câmara de combustão onde se queima o combustível e se aquece a água para o aquecimento e eventualmente para as águas quentes sanitárias.

Ao adquirir uma caldeira é necessário ter em conta que a qualidade da mesma é um importante indicador sobre o consumo e a duração do sistema de Aquecimento. O seu tempo de vida médio ronda os 15 a 25 anos.

Para mais informações ou pedido de orçamento, contacte-nos.

E-mail

Email: info@lartermico.com

Telefone

Tel: (+351) 261 819 641
Telm: (+351) 91 846 85 60